Techmate - Notícia Interna

Notícias


Razões para implementar um ERP em tempo de crise.

29 de janeiro de 2013

Nas empresas, assim como na vida, há por vezes situações que parecem não fazer sentido.

Não é novidade para ninguém que atravessamos uma época de mudanças. As empresas estão se modernizando, se adequando à estes novos tempos, buscando modernização e procurando soluções inteligentes. As oportunidades estão surgindo todos os dias e mais do que nunca é preciso utilizar ferramentas eficientes para multiplicar bons resultados.

Neste sentido, vamos então focar em apenas uma dessas novas ferramentas, o emprego dos ERP para fomentar os negócios da sua empresa. você já pensou em “Aproveitar essa fase de crescimento e investir num ERP”?

Redução de custos.

Tempo é dinheiro. Eficiência é multiplicação de oportunidades e mais lucros. Um dos principais objetivos da instalação de um ERP é o seu potencial para baixar realmente os custos, através da capacidade de melhorar a automatização, a monitorização e a coordenação dos negócios da empresa. E se em qualquer época, seu emprego é ideal para reduzir os custos, há épocas mais oportunas do que outras. Uma situação de crescimento econômica, essa alternativa salta imediatamente para o topo da lista.

Aumento da produtividade e da eficiência.

Esta é outra das bandeiras dos ERP, e é claro que assim seja. A escalabilidade, a parametrização e a acessibilidade dos ERP são ferramentas poderosas ao serviço das empresas e no desenvolvimento da sua eficácia. Não há época melhor do que esta para investir em modernização e expansão de seus negócios. Mais oportuno ainda, é o emprego de ferramentas que multipliquem bons resultados.

Preparação e antecipação.

Todos os dias observamos mudanças na dinâmica dos negócios em geral. Muitas vezes estas até acontecem por impulsos abruptos, à medida que alguns players se retraem mais do que o habitual e outros procuram ser especialmente agressivos. Seja como for, só os mais preparados vão ser capazes de responder em tempo útil, ao novo paradigma, aproveitando com êxito as múltiplas oportunidades desses novos tempos. Nessa altura, diante de tantas inovações e oportunidades, o ERP é um ótimo aliado para aumentar a capacidade de resposta às necessidades de sua empresa.

Menor necessidade de investimento.

O fato de a economia estar em expansão, significa que todos os setores percebem as oportunidades. Esta pode ser uma oportunidade para investir em software que lhe trará grande retorno e eficiência, destacando sua empresa dos demais concorrentes.

Adaptação ao mercado e à concorrência.

Se os seus concorrentes diretos estão à sua frente no que diz respeito à modernização e à eficiência dos ERP, hoje eles levam vantagem sobre a sua empresa. Mas quando isto se verifica em tempo de crescimento e oportunidades, a vantagem é exponencialmente maior, mais grave e mais perceptível junto ao mercado e a clientela. Não se esqueça de que hoje, bem informados, os clientes são particularmente exigentes e rigorosos. Como já dissemos, acreditamos que todas estas colocações são válidas e naturalmente lógicas. Mais, achamos que são motivos mais que fundamentados. Agora, também é possível que a sua empresa faça uma análise da conjuntura total e chegue à conclusão que estes benefícios suplementares não se aplicam para o seu caso. Não que vá ter prejuízos adicionais, simplesmente não terá ganhos extraordinários com o emprego do ERP como mais uma ferramenta de eficiência em tempo de crescimento.

Não abortar planos nem cancelar projetos.

Mesmo que não esperasse que essa fase surgisse logo agora que tinha planejado o seu investimento num ERP, a nossa sugestão é que não poderá haver tão cedo outra oportunidade tão positiva para investir na ampliação e fomento de seus negócios. E repare que até agora só falamos em ERP como um “investimento”. Ou seja, isto não significa apenas comprar um ERP novo. Para quem já tem um sistema instalado, “investir” pode significar promover melhorias e adaptações ao sistema atual, atualizá-lo para uma nova versão ou até subir de gama. Muitas vezes os resultados aparecem quando se segue o caminho do aperfeiçoamento, e não apenas o da compra. Para ter mais dicas sobre desempenho e aperfeiçoamento do seu ERP consulte um de nossos Analistas que iremos ver a real necessidade de seu negócio.




Techmate 2013 | Todos os Direitos Reservados